Páginas

2013-02-18

Candidata do PS à Câmara Municipal de Arraiolos



Maria Palmira Lourenço Chaveiro
39 anos
Licenciada em Engenharia Zootécnica
2008-actual - Profissional liberal na área da produção animal
2003- 2008 – Gestora de Qualidade na Raprosul  (fábrica de rações em Arraiolos)
1999-2003 – Coordenadora comercial para Portugal no grupo Osborne – Espanha.
1996-1999 – Formadora na ACOS (Beja) em diversos cursos na área das ciências agronómicas.


Actividade Autarquica
2005-2009 – Presidente da Assembleia de Freguesia de Vimieiro
2009-actual - Presidente da junta de freguesia de Vimieiro 



Arraiolos é um concelho com um potencial de desenvolvimento económico e social significativo, assente numa localização geográfica privilegiada e num património cultural único.
No entanto, e na minha opinião, o concelho tem desperdiçado oportunidades, não tem apostado na captação de empresas/investimento que garantam emprego e condições favoráveis para a fixação da população e em especial a jovem. Tem descurado os aspectos mais sociais que são indispensáveis numa população como a do nosso concelho.
É neste sentido e à semelhança do que tenho feito durante este mandato como presidente de Junta, que pretendo desenvolver a minha actividade autárquica em torno das pessoas e das suas necessidades, incentivando ao empreendedorismo, apostando na captação de mais empresas para o concelho e promovendo e valorizando as características do meio rural em que estamos inseridos e particularmente nestes tempos adversos que atravessamos.
Refiro-me por exemplo ao nível das populações, à necessidade de facilitar transporte entre as freguesias e a sede de concelho, a disponibilizar serviços gratuitos de pequenas reparações domésticas a todos os idosos, a medidas de apoio à natalidade e à infância, como é o caso da oferta das vacinas que não fazem parte do plano nacional de vacinação a todas as crianças até 1 ano de idade e da oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo. Isto são algumas das medidas que implementei no Vimieiro e que gostaria de estender a todo o concelho e até de forma mais activa, pois obviamente que o orçamento disponível numa freguesia é muito limitado.
Pretendo implementar o Orçamento Participativo, de modo a auscultar as pessoas e as suas necessidades e a orientar as medidas de acção nesse sentido.
Ao nível do desenvolvimento económico, há que retirar partido da extraordinária localização de Arraiolos e criar medidas de descriminação positiva de modo a captar investimento privado gerador de postos de trabalho que permitam a fixação dos jovens à terra, que constituam aqui família e contribuam para o rejuvenescimento da população. Outra das apostas vai no sentido de criar as condições necessárias para o apoio e incentivo ao empreendedorismo.
Por fim, facilitar a aquisição de habitação permanente a quem pretenda fixar residência no concelho, nomeadamente através de forte estimulo no apoio a obras de recuperação em unidades de alojamento degradadas existentes nos centros urbanos e assim também contribuir para estancar o enorme problema de urbanismo a que assistimos, pois cada vez existem mais casas abandonadas nas ruas das nossas vilas e aldeias com todas as consequências nefastas que tal situação acarreta.
Enaltecer e dignificar o Tapete de Arraiolos, como património gerador de desenvolvimento económico, nas vertentes do turismo e do artesanato, assim como actividades específicas de cada freguesia do nosso Concelho, será igualmente prioritário.

Sem comentários: